segunda-feira, 28 de junho de 2010

CADEG-RJ: Uma festa Portuguesa com certeza! Parte 1

Ora pois! Que alegria!

Um dos principais atrativos de freqüentadores do CADEG é a festa portuguesa que acontece aos sábados a partir das 13 horas na rua 16.

Carlos Cadavez, o Seu Carlinhos, dono de um dos bares e fundador da festa, conta que tudo começou há cerda de dez anos e por acaso:

Fazíamos almoço para sete pessoas com comidas típicas portuguesas, era só pra nós mesmos. Até que uma pessoa trouxe uma concertina (sanfona portuguesa) e começou a tocar e aí foi aparecendo mais gente. Outra pessoa que fazia parte do grupo foi a Portugal e voltou com outra concertina e também toca aqui até hoje. A quantidade de pessoas foi aumentando. Veio uma equipe da TV Globo aqui e depois disso a festa estourou. Hoje reunimos mais de 700 pessoas só para comer e ouvir as concertinas. Nos trazemos ranchos folclóricos para se apresentarem e recebemos portugueses de todo o Brasil. Mas a maioria do publico é composta por brasileiros, muitos filhos de portugueses.

A festa portuguesa do CADEG promove a cultura do Alto Minho, região do norte de Portugal, local de origem da maioria dos comerciantes portugueses instalados no Mercado, desde a época do antigo porto do Rio de Janeiro. A festa é sucesso entre os freqüentadores e quem vai ao CADEG fazer compras acaba parando na festa do “forró português”, como alguns comerciantes brasileiros se referem ao fado.

Veja o vídeo e ouça um pouco do fado português que anima os almoços aos sábados:



Onde fica?


Cantinho das concertinas
Rua 16, loja 11 Telefone: 2580-4326.

Nenhum comentário:

Postar um comentário