segunda-feira, 28 de junho de 2010

Celebridades do CADEG - Mangabeira do Bifão



Quem não conhece o Bifão? Ou o Mangabeira? Caso a resposta seja negativa, não importa, mas é fato que você precisa conhecer. Mangabeira é o responsável pelo famoso 'bifão' de cerca de 300 gramas do CADEG. O nome original do lugar é ''Poleiro do Galeto'', mas dizem que não serve galeto há pelo menos 30 anos, apesar do nome. O contrafilé? É maravilhoso, com batatas fritas, farofa de ovo, concorrente entre os melhores do Rio de Janeiro. Mas não é só isso não, como todo bom português no balcão tem sempre um bolinho de bacalhau quentinho e gostoso, servido junto a um bom azeite e uma cerveja gelada bem carioca do lado. Tivemos um batepapo com o dono dessa maravilha de gastronomia e descobrimos mais um pouco sobre a história da CADEG. Leia a entrevista:

Mangabeira, como você veio parar aqui no CADEG, tem uma história especial?

Na verdade sou Octavio dos Santos, portugês, e estou aqui desde o primeiro dia em que o CADEG abriu. Em 29 de janeiro de 1962. Mas sou conhecido mesmo como Mangabeira, do Bifão, nosso contrafilé famoso. Eu era carregador de caixas e frutas lá no mercado da Praça XV. Na época do Carlos Lacerda ( Governador do Estado da Guanabara), passaram um viaduto no meio do mercado (a perimetral), e aos poucos foram tirando a gente de lá, tirando barracas, dando ordens. Veio a construção do CADEG e comprei minha loja aqui.


E o que está achando das mudanças previstas para o pavilhão?

Quem não gosta de melhorias não é? Gostei do novo teto, das telhas transparentes de manhã e de noite tem luzes novas também. Tem gente que não gostou, mas eu gostei. Você está no meu barraquinho velho, mas aqui está melhorando muito.

E a sua loja, você pretende mudar?

Olha a Devassa veio aqui, e ofereceu a geladeira toda bonita e aquelas coisas para deixar tudo bonito, mas eu disse não. Depois a gente fica preso neles, só pode vender coisa deles, e isso eu não quero. Eu não fiz acordo com AMBEV vou fazer com eles? Melhor não, meu bar tem que ter variedade. Se eu botar a geladeira aqui, fico escravo."

E o que tem de bom aqui no Bifão?

Meu bolinho de bacalhau sai mais rápido! E tem o bifão, e a farofa, tudo bem feitinho, fico aqui trabalhando o dia todo e rendemos bem.




Onde fica?

Poleiro Galeto
Avenida Central, 57 - Telefone 21 3860-7198

Um comentário: