Nem sempre o mercado funcionou em Benfica. Seu primeiro endereço foi a Praça XV de Novembro, mas já existia lá antes mesmo da praça receber esse nome ou mesmo de ser institucionalizada a existência de um mercado. Sua história começa na época do Brasil Colônia.
A Praça VX no inicio do século XVII era conhecida como Terreiro do Ò, devido a proximidades com a capela de Nossa Senhora do Ò. Mais Tarde virou o Largo do Paço, porque nele estava localizada a casa que foi o Paço dos Imperiais, assim que a Coroa transferiu-se para o Brasil. Com a Proclamação da República, em 1889 passou a ser a Praça Quinze de Novembro. Neste Local estava situado o antigo porto do Rio de Janeiro, onde os comerciantes se concentravam. Em 1825 iniciou-se a construção de um Mercado Municipal que só foi finalizada em 1841. Trata-se do Mercado da Candelária situado onde hoje ficam o Centro Cultural dos Correios e a Casa França Brasil.
Com Pereira Passos no comando da prefeitura (1902-1906), iniciou-se uma série de mudanças na cidade. Inspirado na Bella Epóque francesa, o prefeito realizou reformas na cidade, demolindo prédios, cortiços, abrindo novas avenidas como a avenida Rio Branco e a avenida Beira Mar. Uma de suas medias foi a construção de um novo centro de abastecimento e com isso, o antigo Mercado Municipal foi derrubado.
Através de uma associação, os comerciantes optaram pela construção de um novo prédio, sem apoio do governo. Adquiriram o terreno que pertencia à uma antiga fábrica de cigarros na Rua Capitão Félix n° 110. A construção iniciou-se em 1957, e as obras foram finalizadas apenas em 1962.
Onde fica?
Rua Capitão Félix n° 110 Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário